Casamento Comunitário Documentos Necessários

Documentos Necessários para Casamento Comunitário

Casar é um sonho de muita gente e é uma infelicidade afirmar que custa tão caro, não digo apenas da festa em si, mas de tudo numa visão geral. Seja no civil ou no religioso existem várias questões envolvidas, tais como: a data no cartório, o preço da documentação, os noivos devem estar de acordo com tudo.

casamento-comunitario-documentos-necessarios

Agora você vai sanar todas as suas dúvidas sobre o casamento coletivo, uma forma mais econômica de lidar com esse tema que é o sonho de muitos.

  1. O que é o casamento comunitário?

De uma forma simples o casamento comunitário ou coletivo é a união matrimonial de vários casais ao mesmo tempo.

  1. Como funciona Casamento Comunitário?

Em sua maioria são normalmente realizados através de campanhas ou com apoio da prefeitura e/ou município local. Estes, por sua vez, anunciam com avisos e comunicados em redes sociais próprias ou através de rádio, anunciando as datas de quando estão previstas as inscrições e, também, os documentos para participar da festa.

  1. Existe alguma taxa?

As taxas são quase inexistentes ou nulas de acordo com a região que a realiza. É assim por causa da quantidade de pessoas que participam do processo, já que normalmente é uma doação dos serviços do cartório visando o melhor para a comunidade. Ou seja, foi totalmente planejado para auxílio dos casais sem condições financeiras.

  1. E os documentos necessários para casamento coletivo?

Na prática costumam ser quase os mesmos para um casamento comum.

  1. Para solteiros: Caso for solteiro você vai precisar da certidão de nascimento (Original);
  2. Para divorciados: Certidão de casamento com a Averbação do Divórcio (Original);
  3. Para os viúvos: Certidão de casamento com a comunicação de óbito ou a certidão de óbito (Originais);
  4. Comprovante de Residência;
  5. Documento de Identidade (Original);
  6. 2 (duas) testemunhas munidas dos documentos pessoais;
  7. Comprovação de renda.

Lembrando que todos esses documentos devem estar atualizados, ou seja, terem sido retirados em menos de 90 dias.

  1. Eu e ele temos filhos, tem algum problema?

Nenhum, se a criança for do casal basta ter em mãos a certidão de nascimento original.

  1. Gostaria de me casar no religioso, também tem esse benefício?

Claro. Neste caso a Igreja, paróquias e tribunais são quem realizam as campanhas desses casamentos coletivos gratuitos. A participação no casamento comunitário pode ter taxas, ou ser gratuito, algo que deverá ser informado pelo organizador da campanha, já que ele tem a responsabilidade de instruir os futuros noivos.  O mais importante neste caso é que ele deve seguir os padrões de sua crença, será melhor ainda se for dentro de sua própria comunidade.

casamento-coletivo-documentos

E caso você já for casado no civil e apenas quer uma cerimônia religiosa, basta se comunicar com o organizador, apresentar os documentos e realizar a festa.

Finalizando, as datas do casamento coletivo são divulgadas através de mídias sociais – não apenas a internet, mas também pela televisão e rádio. Deve-se ter todos os documentos necessários originais atualizados em mãos, e ficar atento às orientações recebidas. A taxa cobrada poderá ser nula ou menor que a taxa normal, isso varia de região então é muito importante se informar bem antes.

Se optar pelo casamento coletivo religioso deve seguir as mesmas regras já informadas e, o mais importante, ter certeza que o organizador vai realizar conforme a sua crença.

Casamento Comunitário Documentos Necessários
3.4 (67.37%) 19 vote[s]

5 comentários em “Casamento Comunitário Documentos Necessários

  1. ola eu a minha mulher e eu somos extranjeiros e ja moramos no brasil a 20 anos gostaria de saber que documentos podemos apresentar? ja tentamos fazer pelo sesc infelizmente nao me deram resposta eu espero que vcs me ajudem obrigado..

  2. Gostaria muito de casar mais nao sei como faz pra se cadastra alguem pode mim esplica como faço

  3. Eu já vivo com pai do meu filho a oito anos ,ele é divorciado .meu sonho é casa com ele eu amo meu futuro marido perante a lei de deus mais ainda não tivemos condições pra casa .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *