Casamento Comunitário Como Funciona?

Como funciona o Casamento Comunitário?

Se não se casou ainda, e pretende formalizar sua união sem precisar gastar uma fortuna, esta pode ser uma boa opção para o seu caso. As diferenças entre o casamento individual e o casamento comunitário.

Uma das primeiras coisas que as pessoas pensam no momento em que falam sobre casamento, é na quantidade de capital que é preciso investir para fazer uma festa agradável e formalizar sua união. Mesmo querendo fazer um evento mais simples, os custos para empresas que trabalham com este tipo de celebração é alto, e geralmente passam de dezenas de reais.

como-funciona-casamento-comunitario

Tendo em vista o grande numero de casais que não formalizaram sua união, a sociedade criou o chamado casamento comunitário, que visa unir casais tanto na igreja como no cartório, sem precisar pagar os altos custos de uma cerimonia particular.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como funciona o casamento comunitário, tendo em vista que a única coisa que muda é a quantidade de casais, e a data para realização da celebração. Para tirar esta e outras dúvidas, este post foi preparado para explicar como funciona o casamento comunitário.

Particularidades do casamento comunitário

Como o próprio nome já diz, o casamento comunitário reúne uma quantidade de casais para fazer a celebração de seus casamentos em um único dia, na mesma cerimonia. Onde as igrejas e padres modificam alguns aspectos da missa para poder atender e abençoar todos os casais que naquele dia estão consagrando sua união. A grande diferença está em que, em vez de pagar as taxas colocadas pela igreja ou pelo realizador da cerimonia, no casamento coletivo estas taxas são anuladas, ou são disponibilizadas com descontos para não oferecer um orçamento apertado aos casais.

casamento-comunitario-como-funciona

O casamento comunitário no civil consiste na mesma forma: as taxas para a união são reduzidas ou eliminadas, e o cartório fica encarregado com os custos e tramites da união. Diferentemente da união estável, os direitos de um casamento são bem mais abrangentes nos casos de morte e separação.

Depois de saber como funciona o casamento comunitário, poderá acercar-se até a sua igreja de sua religião e verificar quando acontece as inscrições do casamento comunitário, pois em todo o Brasil os mesmos são realizados durante o ano todo, e é preciso estar atento para fazer um cadastro prévio mostrando o interesse. Casais que não fizerem este cadastro terão que aguardar uma próxima realização da cerimonia.

O casamento comunitário está presente na maioria das religiões e quase todas são permitidas. Porem precisam ser realizados em uma igreja e que todos sejam da mesma religião. É sempre preciso antes de tudo conhecer as regras que a igreja ou a religião colocam, como por exemplo: se é permitido fazer a união na igreja após o casal já estar convivendo juntos.

Confira quando será o casamento comunitário na sua igreja e faça seu cadastro para regularizar sua situação conjugal. Além de ser barato, poderá também realizar o sonho quase inalcançável do casamento devido aos altos custos e a demora em a organização que o mesmo implica.

Casamento Comunitário Como Funciona?
4.7 (93.33%) 9 vote[s]

8 comentários em “Casamento Comunitário Como Funciona?

  1. Gostaria de saber se pode ter padrinhos no casamento cívil E no comunitário?E como usar uma roupa adequada pro casamento comunitário e no Civil?

  2. Quero muinto me casa, mais nao temos condissoes, vcs pode nos ajudar a realizar o nosso sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *