Casamento Comunitário Precisa de Padrinhos?

Casamento Coletivo Precisa de Padrinhos?

O seu sonho é casar, mas não tem muitos recursos para gastar com a cerimônia, festa e recepção? Então você deve procurar o casamento comunitário. Mas como funciona casamento comunitário? Casamento comunitário precisa de padrinho? Precisa de vestido? O que vestir? Vamos te responder essas e outras dúvidas abaixo.

casamento-coletivo-precisa-de-padrinhos

Casamento Comunitário: tipos

Existem tipos de casamento comunitário. Um deles é o casamento religioso coletivo e o outro é o casamento civil coletivo.

Casamento comunitário religioso

No casamento coletivo religioso há uma cerimônia feita conforme a fé que você professa, seja catolicismo, protestantismo, dentre outros. É possível encontrar casamento civil religioso oferecido por paróquias, ONG’s, associações de moradores do bairro, dentre outros.

Você pagará uma pequena taxa, que vai depender da sua localidade e da cerimônia. Há locais, ainda, em que o casamento religioso é gratuito integralmente.

E não tenha preconceitos. Atualmente é bem comum que as pessoas optem por fazer casamento coletivo para economizar, mas sem deixar o sonho do casório com convidados de lado. Tudo funciona como se fosse um casamento “comum”.

Casamento comunitário civil

casamento coletivo civil é oferecido por diversas associações, municípios e programas governamentais. Em regra, há a abertura de prazo de inscrição para o casamento coletivo e não é preciso pagar nada. O casamento é feito com um juiz de verdade, muitas vezes com o apoio dos Tribunais de Justiça dos Estados.

Aliás, uma das finalidades do casamento coletivo é a regularização das uniões estáveis. Embora a união estável proporcione diversos direitos, o casamento legalizado tem suas vantagens. No entanto, os custos para casar da forma tradicional podem ser bem caros, pois há taxas de cartório, de registro civil, dentre outros.

Como participar do casamento coletivo?

Para participar de casamento comunitário, você deve ficar atento aos eventos disponibilizados pela prefeitura, mutirões, dentre outros. Caso tenha dúvida, não deixe de contatar a prefeitura do seu município.

Já para realizar o casamento comunitário civil você deve morar na mesma região do tribunal que oferece o serviço e tomar ciência de que deve levar toda a documentação necessária.

casamento-comunitario-precisa-de-padrinho

O que vestir no casamento coletivo?

Em regra, por ser um evento mais tradicional, usar uma roupa formal não é de todo o mal. Mas você não precisa gastar com isso. A mulher, por exemplo, pode usar vestido no casamento comunitário, e o homem um terno e gravata por exemplo.

Casamento comunitário precisa de padrinhos?

Como o casamento tradicional, o casamento coletivo religioso pode ter padrinhos, noivos, padre, pessoas assistindo. Enfim, o casamento comunitário não tem diferença alguma do casamento tradicional.

Se você tiver alguma outra dúvida a respeito do casamento comunitário, não deixe de ficar ligado nos eventos disponíveis no seu município. Não é raro que canais de comunicação como rádio, TV, jornais e redes sociais informem os prazos e datas de inscrição para casamento coletivo.

Veja os documentos exigidos no ano anterior e já deixe os seus documentos acessíveis para que não tenha problemas em realizar o seu sonho de casar!

Casamento Comunitário Precisa de Padrinhos?
4.1 (81.79%) 56 vote[s]

14 comentários em “Casamento Comunitário Precisa de Padrinhos?

  1. Olá estou enteresado, pois moro amais de 4 ano com minha esposa e não somos cassados ainda.

  2. Ola me chamo ianara o meu sonho e me casar com meu marido mas nao temos condições moramos de aluguel tamos sem trabalho e muito dificil consegui algum de carteira assinada eu queria tanto poder participar do casamento comunitário estaria realizando um grande sonho

  3. Moro a 15 anos juntos não tenho condições de casa mais e meu sonho realiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *